publicidade

Governo Paulo Câmara anuncia abertura de praias, parques e praças nesta quarta-feira

jamildo

jamildo

Ver perfil

Publicado em 15/06/2020 às 20:52

De acordo com informações extra-oficiais, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, informou nesta segunda-feira que o Governo do Estado vai anunciar a reabertura de parques, calçadões, praças e praias até esta quarta.

A previsão foi feita hoje pela manhã, em uma reunião entre o secretário André Longo, o secretário municipal de saúde Jailson Correia, a secretária de turismo municipal Ana Paula Vilaça, o secretário executivo Diego Perez, além de Lúcio Beltrao, presidente do Cref e diretores da associação e sindicato das academias, como Leonardo Pereira, da Associação das Academias, e Paulo Silveira, do Sindicato das Academias. O deputado federal Felipe Carreras também participou da agenda.

Os empresários do setor de academias pediram para adiantar e abrir o mais rápido possível. Eles já entregaram protocolo e tudo para o governo do Estado. Pleitearam que a reabertura fosse na próxima semana, mas não vai ser. O secretário de saúde ficou de discutir no comitê uma data para o setor.

Nesta terça-feira, Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco, confirmou a reabertura das praias do estado vai acontecer em fases.

“Vamos anunciar nesta quarta como vai ser a abertura das praias, que vai acontecer na próxima semana. Vamos detalhar tudo, mas o comércio será o último e isso também inclui os quiosques, que vão seguir as mesmas regras das barracas. O comércio (nas praias) vai estar na última fase da abertura da praia”, afirmou.

Após balanço, Paulo Câmara diz que curva do vírus continua caindo em Pernambuco

99 cidades de Pernambuco reabrem varejo de rua e salões de beleza na segunda-feira

Nesta segunda-feira (15.06), a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco registrou a menor taxa de ocupação desde o dia 10 de abril, com 87%. O percentual indica que, no momento, há 115 vagas de terapia intensiva disponíveis para o tratamento da doença provocada pelo novo Coronavírus. O número de casos confirmados, de óbitos e de solicitações de vagas de UTI para pacientes com a Covid-19 vêm caindo em Pernambuco desde a segunda quinzena do mês de maio.

Essa taxa de ocupação integra um conjunto de dados consolidados hoje (15.06) pela Secretaria Estadual de Saúde, que apontam para uma tendência de queda dos indicadores no mês atual.

Foto: Heudes Regis/SEI – Data: 15-06-2020 – Covid-19 – Coletiva com Secretário estadual de saúde, André Longo, o secretário Alexandre Rebelo e o secretário municipal de saúde, Jailson Correia.

Em Paulista

Na mesma linha do Estado, representantes da Prefeitura do Paulista, do Conselho Regional de Educação Física (CREF-PE), empresários e profissionais do setor se reuniram nesta segunda-feira (15.06) para discutir a reabertura das academias de ginástica e estabelecimentos similares em Paulista. O encontro, que foi conduzido pelo prefeito Junior Matuto, ocorreu no gabinete do gestor municipal, no Centro da cidade.

Na ocasião, o grupo abordou diversos pontos sobre a retomada gradual do setor, com destaque para a preocupação com os protocolos sanitários de biossegurança e a manutenção dos postos de trabalho em meio à crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus.
“A expectativa é de que a volta das atividades seja antecipada pelo Governo do Estado, dentro do plano de retomada da economia, mas ainda não existe uma definição de data”, informou a gestão do PSB em Paulista.

O prefeito Junior Matuto disse ter aproveitado a oportunidade para firmar um compromisso com os representantes do setor.
“Sabemos o quanto é importante a atividade física para a saúde do corpo e da mente, principalmente, nesse momento de isolamento social. Por isso, asseguramos que a prefeitura vai seguir as diretrizes do Governo do Estado quanto à volta desse ramo de atividade. Isso significa que assim que se o Governo do Estado abrir amanhã ou passar a bola para prefeitura nós vamos acatar e colocar logo em prática”, disse.

Presente ao encontro, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Lúcio Beltrão, parabenizou a gestão municipal pelo cuidado com o setor.
“Estamos saindo dessa reunião muito satisfeitos pelo posicionamento do prefeito de acompanhar o decreto estadual tanto nas datas quanto nos protocolos. É exatamente isso que o setor precisa. Todos estão preparados para essa volta gradual. A grande maioria, inclusive, já conhece a cartilha elaborada pelo conselho. Agora é só aguardar as definições por parte do Governo do Estado”, frisou.

A Secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, participou da reunião para destacar que a retomada do setor será acompanhada pelo município.
“Foi muito importante esse momento de hoje porque infelizmente a gente sabe que se essa volta não for normatizada as pessoas vão abrir as academias e os estabelecimentos similares de todo jeito. Além do risco para os clientes, tem a possibilidade de contaminação para os profissionais. E isso não será bom pra ninguém. Estamos dispostos a ajuda nesse processo de retomada, mas estaremos atentos também as denúncias de descumprimento das medidas”, destacou.

LEIA TAMBÉM:
> Caixa inclui mais 4,9 milhões de pessoas no auxílio emergencial. Veja datas de pagamento
> Contágio do coronavírus não cai, e governo anuncia recuo na reabertura da economia em 85 cidades do interior de Pernambuco
> Fraudes em compras do Consórcio NE dão prejuízo de R$ 13,7 milhões a Pernambuco. Contratada era especialista em derivados de maconha

VEJA MAIS:
> Homicídios aumentam em maio em Pernambuco, mesmo com isolamento social
> Pernambuco supera 44,6 mil casos e 3,7 mil mortes por coronavírus

  • Reportagem atualizada nesta terça-feira.

Veja também