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Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
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Escolas da rede municipal do Recife terão disciplina de sustentabilidade

José Matheus Santos

José Matheus Santos

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Publicado em 04/02/2020 às 7:44

Os mais de 90 mil alunos matriculados na rede de ensino do Recife iniciam as aulas nesta terça-feira (04). O ano letivo 2020 terá como tema “100 Anos de Clarice Lispector: ‘Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos.'”, e como subtema “Recife atento às emergências climáticas. Pensando o futuro com responsabilidade”.

O primeiro tema homenageia o ano de nascimento da escritora, e o segundo faz alusão à nova matéria que começa a fazer parte da grade curricular “Sustentabilidade e Emergências Climáticas”, pioneira no Brasil. Nesta manhã de terça (4), a Secretaria de Educação do Recife realiza uma programação especial na Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, em Casa Amarela, na Zona Norte da capital, para marcar o início das aulas.

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Os mais de 400 alunos da unidade de ensino recebem a visita da personagem “professora Clarice”, que conta a história do livro “O mistério do coelho pensante”. Essa foi primeira obra infantil feita pela escritora após o filho ter questionado o porquê de ela fazer livros apenas para adultos.

Além de contar a história para as crianças, a “professora Clarice” realizará atividades lúdicas com os pequenos, por meio de brincadeiras, do teatro, da música, e estabelecerá diálogos sobre a sustentabilidade e as emergências climáticas.

A Prefeitura do Recife promete desenvolver ações semelhantes durante o ano. Para os estudantes de anos finais, o foco do projeto é a interpretação de texto e a apropriação da obra da escritora. Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, se naturalizou brasileira e se declarava pernambucana, já que viveu no Recife até os 14 anos de idade.

“Clarice Lispector é considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século 20. Atualmente, 45 obras dela estão sendo comercializadas e nós estamos adquirindo dois kits para cada escola da rede. A comunidade escolar terá esse material à disposição, entre romances, contos e ensaios, para ser trabalhado durante todo o ano. A rede fará um evento para apresentar a produção literária dos nossos estudantes, no final do ano”, promete Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

Sustentabilidade

Recife é a primeira cidade brasileira a ter a disciplina “Sustentabilidade e Emergências Climáticas” como obrigatória no currículo, com aval do Conselho Municipal de Educação, que aprovou em dezembro o novo componente curricular por unanimidade.

Entre os conteúdos a serem aprendidos estarão “Aquecimento global e suas consequências no cotidiano”; “Formas de vida, sustentabilidade e os cuidados com a natureza”; “Consumo sustentável”; e “Água: entre os interesses econômicos e os da realização plena da vida humana”.

O anúncio dessa decisão foi feito pelo Prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante a 1ª Conferência Brasileira de Mudança do Clima, realizada no Recife, de 6 a 8 de novembro.

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Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, da ONU (IPCC), Recife é a 16ª cidade mais vulnerável do mundo às mudanças climáticas. Estudos apontam que, em 2100, devido ao aumento do nível dos oceanos, a capital pernambucana pode ter 33,7 km² de seu território suscetíveis a inundações.

Na avaliação do secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, é preciso conscientizar as novas gerações.

“A ideia é mostrar as causas do aquecimento global, desenvolver e promover ações socioambientais que possam combatê-lo, construir uma cultura de pertencimento e convivência sustentável entre os nossos estudantes, professores e comunidades do entorno das nossas escolas”.

A partir de março, os professores da Rede receberão um reforço na formação relacionada ao tema da sustentabilidade e emergências climáticas.

A qualificação será feita pelo professor da UFPE e doutor em Geografia e Ordenamento Territorial pela Universidade de Paris, Cláudio Jorge de Moura Castilho, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire.


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