publicidade

Ultrassom na sala de parto é importante para avaliar risco materno e fetal

Cinthya Leite

Cinthya Leite

Ver perfil

Publicado em 25/06/2015 às 13:49

"O ultrassom nos serviços de urgência e nas salas de parto dá ao obstetra uma ideia geral da gestante no momento em que ela chega ao serviço", diz Eugenio Pita (Foto: JuanPa Ausín/Águila Comunicação)
“O ultrassom nos serviços de urgência e nas salas de parto dá ao obstetra uma ideia geral da gestante no momento em que ela chega ao serviço”, diz Eugenio Pita (Foto: JuanPa Ausín/Águila Comunicação)

A clínica Biofeto, pioneira na área de medicina fetal em Pernambuco, promove o 2º seminário do projeto Parto normal, avaliação fetal pré-parto. O evento acontece neste sábado (27/6), no Hotel Mercure, na Ilha do Leite, área central do Recife. Na ocasião, o ginecologista e obstetra Francisco Mauad, de Ribeirão Preto (SP), referência nacional na área de diagnóstico ultrassonográfico, ministra palestra para médicos pernambucanos. Entre os temas de destaque, está o uso do aparelho de ultrassom na sala de parto.

Leia também: 

>> Medicina fetal contribui para realização do parto normal com segurança

>> Gestação: entenda o que acontece com você e o bebê em cada fase

É um recurso que facilita a avaliação da progressão da cabeça do feto no trajeto do parto. Essa é uma prática que vem sendo adotada no Brasil, principalmente nas maternidades de São Paulo, e já é comum em diversos países. “Seria interessante o uso do ultrassom nas salas de internamentos dos serviços de urgência e nas salas de parto. Com isso, o obstetra teria uma ideia geral da gestante no momento de sua admissão”, explica o obstetra Eugenio Pita, especialista em medicina fetal e um dos organizadores do evento. “Esse recurso dá uma noção exata do líquido amniótico e da posição do feto, além de mostrar se há circular de cordão, entre outras informações importantes para o parto”, complementa Eugenio.


publicidade

Outro assunto que promete mobilizar a atenção dos médicos e será apresentado por Francisco Mauad é o uso do doppler durante o pré-natal, suas restrições e indicações. Esse exame faz uma avaliação da vitalidade do feto e é importante na identificação precoce das gestantes de risco.

Saiba mais

Parto normal, avaliação fetal pré-parto é um projeto desenvolvido pela clínica Biofeto ao longo deste ano. Um seminário já foi realizado em abril, quando a médica obstetra Gláucia Guerra abordou o tema O parto normal no momento atual. Além do evento do dia 27 de junho, a clínica realizará ainda mais dois seminários no segundo semestre.

 

A Biofeto funciona na Avenida Agamenon Magalhães, 55, Derby.


Veja também